Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Miss Chia

Nutrition & Beauty Adviser, Brand, Spa and Clinic Consultant, Events Organizer, Public Relations, Marketing & Branding

Miss Chia

Nutrition & Beauty Adviser, Brand, Spa and Clinic Consultant, Events Organizer, Public Relations, Marketing & Branding

Alimentação Saudável

Artigo para o site da F Magazine Luxury: 

http://www.fmagazineluxury.com/pt/health/nutricao/1944-alimentacao-saudavel.html

 

Cada vez mais, existem adeptos duma alimentação saudável e cuidada.Cuidados que passam por um ajuste da alimentação ao estilo de vida, que pode passar pelo ginásio, ou apenas por escolhas alimentares mais ponderadas.

Muitas pessoas ainda têm o preconceito e pensam que alimentação saudável é sinónimo de saladas e pratos sem sabor, muito rotineiros. Vamos desmitificar.

Quando tomamos a opção de mudar os nossos hábitos alimentares temos que pensar que não pode faltar variedade e que deve contemplar todos os nutrientes que necessitamos.Uma alimentação equilibrada deve ser constituída maioritariamente por hidratos de carbono (até 65% do total de calorias ingeridas) e por quantidades menores de gordura e proteínas (cada uma não deve ultrapassar os 35% do total do valor calórico diário).

Vamos deixar 5 dicas para uma alimentação mais saudável, sendo também as principais para se começar uma mudança de forma sustentada:

  1. Regra de ouro: um bom pequeno-almoço. É a refeição principal, pois quebra longas horas de jejum e fornece a energia para todo o dia. Existem mil opções…
  2. Mínimo de 5 refeições diárias. Não se deve estar muito tempo sem comer. O ideal entre 2 a 3 horas, fazer pequenas refeições, ingerindo os chamados snacks. Se estiver muito tempo em jejum, na refeição seguinte certamente vai ter mais fome, comerá mais e terá tendência para selecionar alimentos menos saudáveis.
  3. Mais vegetais, menos fruta.São ricos em nutrientes essenciais para o organismo, como as fibras, vitaminas e minerais, e não fornecem muitas calorias, visto serem pobres em gordura e em açúcar. É recomendada a ingestão de 3 a 5 porções por dia.
  4. Sopas.Geralmente, a sua base são os legumes e é pobre em gordura. Ligada à regra anterior. Uma excelente opção antes do prato principal, enche e aporta os nutrientes necessários.
  5. Qualidade dos alimentos.Opte por alimentos frescos, não processados. Qualidade nem sempre quer dizer quantidade, reduza o tamanho das porções ingeridas, pois comer em demasia origina a obesidade e esta traz consigo variadíssimas doenças.

Adotando estas regras simples e básicas, consegue-se começar um novo estilo de vida, com mais saúde e energia.

thumb.jpg