Quem gosta de Romã?
Chegou a altura do ano que uma fruta muito apreciada cá em casa, a Romã está disponível, e no seu pico de cor e sabor. Somos fãs. E já temos uma técnica para a arranjar, que suja menos e muito mais rápida (já vos explico).
Nutricionalmente a romã é muito utilizada como planta medicinal, e seu ingrediente ativo e funcional é o ácido elágico. O que significa isto? Quer dizer que atua como antioxidante, redução da pressão arterial e como anti-inflamatório, e que é uma excelente aliada para diminuir a dor de garganta e infecções urinárias, por exemplo. Além que é antibacteriana, rica em ferro, zinco, magnésio e vitamina C.
Já a havia mencionado na minha publicação Super Alimentos, mas muito superficialmente. E de facto, por todos os benefícios que podemos tirar desta fruta de mini gomos vermelhos vivos, precisava de lhe dedicar um texto só para ela.
Normalmente só utilizamos a fruta, e o seu sumo. Mas aproveitem também a casca para fazer chá, pois é a parte mais rica em antioxidantes.
100 gramas de romã = 50 calorias
Dica para arranjar a romã:
Arranjar um jarro, uma colher de pau com cabo grosso.
Cortar a romã ao meio. Em seguida dar golpes com uma faca nos veios brancos que separam os gomos da romã.
Com as mãos abrir um pouco a fruta, que é mais fácil, dado os golpes.
Pegar nessa metade, virar a fruta para baixo,segurar para dentro do jarro, e bater energicamente com o cabo da colher de pau, na casca da romã.
E verifica-se que a fruta sai praticamente toda